Em um momento de amplo debate sobre os rumos da Comunicação
e do Marketing não apenas enquanto prática, mas sobretudo como ciência, nasce,
em João Pessoa, o I Encontro de Comunicação e Marketing da Faculdade
Internacional da Paraíba (FPB). Há, nesta proposta, uma clara tentativa de
compreender as profundas mudanças pelas quais as malhas digitais têm nos
convidado a seguir, em um fluxo rápido e intermitente de grandes
transformações. Junto a ele, emerge também a preocupação em trazer reflexões no
sentido de promover o diálogo entre a academia e o mercado, embaçando as
fronteiras e compreendendo a consolidação do ambiente digital na sociedade
contemporânea.
Confrontamos,
talvez, como o primeiro dos desafios, a maneira como chamamos atenção para que os
indivíduos pensem sobre práticas já tão naturalizadas em seus cotidianos. Falar
o quão fascinante é um smartphone
para um público que já nasceu com o equipamento em mãos, por exemplo, é em
certa medida desafiador. Outra questão que nos preocupa constantemente é: como
manter, em um único assunto por duas, três horas a fio, uma sala de aula
habituada a tantos dispositivos tecnológicos e estímulos visuais, auditivos e
táteis e, principalmente, à capacidade de produzir, comentar e compartilhar
opiniões sobre os elementos que fazem sentido em suas vidas?
A realidade
é que as tecnologias alteraram a maneira como os jovens consomem a informação e
participam dos espaços sociais e o desafio das marcas, do mercado e também da
academia está exatamente em promover o diálogo.
Este e-book é o resultado de muitos diálogos ocorridos durante
a mostra científica realizada no I Encontro de Comunicação e Marketing da FPB.
Orientado por professores, o evento contou majoritariamente com a organização
do corpo discente do curso de Publicidade e Propaganda e do CST em Marketing
para tornar-se possível. Durante os dias
8, 9 e 10 de junho de 2016, pesquisadores, estudantes e profissionais uniram-se
em torno dos temas que envolvem comunicação, marketing digital e cultura
através de palestras, debates, workshops e performances artísticas. A mostra
científica dividiu-se, então, em dois eixos que são também a proposta de
organização dos artigos deste e-book. Todos os trabalhos foram aprovados pelo
comitê científico do evento.
O primeiro eixo- Comunicação digital: espaços, práticas e
linguagens- contempla pesquisas instigantes envolvendo a reconfiguração
dos formatos midiáticos tradicionais e seus modos de consumo e produção como o
cinema e a TV digital e as diversas estratégias de marketing digital. Perpassa
também pelos modos de mensuração e análises de resultados por meio das reações
do Facebook, usos do Instagram, aspectos que envolvem a mobilidade, bem como as
constituições dos produtos transmidiáticos. As práticas e linguagens do mercado
local e a percepção do público sobre tais usos foram contempladas nos estudos
de caso da Unimed, do São João de Campina Grande e da marca de camisetas
Aquarella. Por fim, este eixo também traz reflexões acerca das performances dos
sujeitos nas redes sociais digitais desde uma profunda reflexão sobre uma
teologia inclusiva nas malhas do Facebook por meio do estudo de caso da Igreja
Comunidade Metropolitana de João Pessoa até as questões de representatividades
corporais de gênero e de uma cultura fitness.
Na segunda parte intitulada Comunicação e Marketing:
estratégias retóricas do consumo, os pesquisadores se debruçaram sobre
a relevância dos pontos de contato entre marcas e consumidores, propondo
reflexões sobre espetacularização do consumo e projeções do Eu. Refletiram
ainda sobre estruturas pontuais de estratégias mercadológicas envolvendo
estudos de caso de âmbito nacional, a exemplo da análise de discurso da
campanha do Ministério da Justiça #bebeuperdeu, bem como de diversos municípios
da Paraíba, contribuindo para a compreensão e reflexão do cenário de
Publicidade e Marketing local. Encontramos, portanto, análises sobre
estratégias promocionais que utilizam a iconografia sacra como recurso de
incentivo ao turismo, problematizações na ausência de profissionais de Relações
Públicas e assessores de imprensa nas cidades de Casserengue-PB e Araruna,
respectivamente, notas sobre marketing de relacionamento e fidelização de
clientes e, finalmente, um debate sobre patrocínio de eventos e sua capacidade
de diálogo com o target.
Agradecemos aos pesquisadores, estudantes e profissionais
que se dedicaram a pensar sobre os temas e dividi-los conosco nesta que se
configura como o início de uma jornada promissora de eventos que pretende
consolidar as já mencionadas relações entre o mercado, a academia e as práticas
de consumo, comunicação e marketing contemporâneas. Desejamos a todos uma ótima
leitura.
Cândida
Nobre
Professora do Curso de Publicidade e
Propaganda da FPB
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